PoDeixar #132 - Valores Canadenses & Brasileiros

October 25, 2016

Valores Canadenses & Brasileiros

Simpáticos, educados, civilizados e sempre em busca de soluções positivas para todos. Quando se fala de um canadense geralmente esses são os adjetivos que vêm à cabeça das pessoas. Mais quais são realmente os valores canadenses?

A formação e o relacionamento nas famílias, o casamento e a vida a dois, sexo, crenças, religião e esportes. Onde moram, como vivem e do que se alimentam os canadenses? No Globo Repó... Oops! Programa errado.

Inspirados por uma série de artigos que discutem o "choque cultural" do brasileiro que adota o Canadá como sua nova pátria, Berg e Japa vão além e discutem o modo de ser do canadense e como o brasileiro acaba integrando essas características ao seu dia-a-dia.

Links

Confira também os artigos que inspiraram esta discussão:

Participe

Quer ajudar a fazer os próximos programas do PoDeixar? Envie suas sugestões, comentários e críticas para contato@canadaagora.com.

00:0000:00

PoDeixar #131 Curiosidades da vida no Canadá

September 19, 2016

Eça de Queiroz, conhecido poeta português que viveu no século XIX, definia a curiosidade como “o instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América” (ou o Canadá). 

No PoDeixar 131 Japa, Berg Lindo Márcio Su Jo trocam figurinhas e discutem uma série de curiosidades sobre a vida no Canadá. Existem casas com suítes no Canadá? Quanto custa ter um serviço de diarista? Todo produto comprado pode ser devolvido? Descubra estes e outros fatos do primeiro programa de uma série que ainda tem muito assunto pela frente.

Participe

Quer ajudar a fazer os próximos programas do PoDeixar? Envie suas sugestões, comentários e críticas para contato@canadaagora.com.

00:0000:00

PoDeixar 130 - Terceira idade fora do Brasil

May 23, 2016

Apesar dos 150 desde a fundação da confederação canadense, o país é jovem comparado a muitas nações da Ásia e da Europa. Apesar disso, quase 17% da sua população é constituída de pessoas com mais de 65 anos de idade. São 5.8 milhões de pessoas com expectativa de vida com 80 anos ou mais que chegaram na chamada terceira idade e que como em qualquer outro lugar do mundo passam por situações que requerem atenções e cuidados especiais.

A terceira idade no Canadá e no Brasil

Pela primeira vez na história do Canadá o número de pessoas nessa faixa etária ultrapassou o número de jovens com menos de 15 anos. Em uma nação de 35 milhões de pessoas com uma taxa de natalidade de 1.68 crianças é fácil entender porquê existem tantos planos de imigração em busca de profissionais para preencherem profissões em demanda. Muito em breve milhares de pessoas que ocupam posições que variam de médicos a motoristas de caminhão deverão desfrutar da bem merecida aposentadoria, deixando para trás vagas importantes no mercado de trabalho sem perspectiva de serem preenchidas e milhares de pessoas dependentes desses serviços. Essa perspectiva por si só já seria preocupante se não fosse ainda de que o número de pessoas na terceira idade irá dobrar em menos de 10 anos.

No programa desta semana Berg e Japa voltam às origens do PoDeixar e debatem sobre o panorama da terceira idade no Canadá do ponto de vista de quem imigrou. Quais os pontos positivos e negativos de encarar esse período da vida no Canadá? Será que o país tem condições mínimas que permitem a qualidade de vida de alguém que já contribuiu sua parcela para a sociedade? Quais os maiores riscos de ser uma pessoa na terceira idade morando no Canadá? A família possui algum papel importante nesse quebra-cabeças ou é somente um coadjuvante?

Merchant

Se você está pensando em viajar para o Brasil, para o Canadá ou qualquer outra parte do mundo e precisa de um seguro viagem, entre em contato com Andréa Britto. Ela terá o maior auxiliar nessa necessidade.

Informe que você teve conhecimento a partir do Canadá Agora e concorra a um brinde especial!

Solicite mais informações sobre seguro viagem aqui

Links

Links
http://www.hc-sc.gc.ca/hl-vs/seniors-aines/index-eng.php
http://www.msss.gouv.qc.ca/sujets/groupes/personnes_agees.php
https://www.inspq.qc.ca/pdf/publications/1082_VieillissementPop.pdf
http://www.conferenceboard.ca/hcp/details/health/life-expectancy.aspx
http://www.cfn-nce.ca/frailty-in-canada/#sthash.7CPzlg3k.dpuf
http://www.lfpress.com/2016/03/24/levitt-canada-has-not-yet-made-the-shift-to-reallocate-resources-needed-to-support-the-medically-complex-aging-demographic
http://www.rcmp-grc.gc.ca/ccaps-spcca/elder-aine-eng.htm

00:0000:00

PoDeixar 129 - Feminismo e igualdade

May 10, 2016

Maio é o mês dedicado às mulheres, mas não deveria ser assim se houvesse realmente igualdade entre os sexos. Nossa sociedade apenas começou a se mexer nesse critério. Escravas, submissas, objetos, bela, recatada, "do lar", "pra casar", "gostosa", "santa", "vagabunda", "puta". Só alguns dos rótulos que milhares e milhares de mulheres no mundo recebem todos os dias quanto tentam ser elas mesmas. Por questões culturais políticas e religiosas, a hipocrisia, o preconceito e a misoginia são passadas de geração em geração dando continuidade a um ciclo de sem sentido que e ignora o direito das mulheres de serem tratadas como iguais. Apesar de ser considerado um país evoluído, onde celebra-se o direito à individualidade e à liberdade de opinião e expressão, o Canadá ocupa apenas a 30ª posição entre os países com menor desigualdade entre o sexos; o Brasil ocupa a 87ª colocação. É por essa razão que resolvemos dedicar este programa pra falar sobre feminismo e igualdade.

Neste programa, Japa, Berg, Marcelo Trautmann, Idevan Gonçalves e Penha Leal conversam sobre como a mulher é tratada e representada no Brasil e o Canadá e como essas diferenças são percebidas por quem adotou o Grande Norte como lar. Como é o mercado de trabalho? Existe discriminação por conta do sexo? Mulheres e homens tem os mesmos papéis? O sexo é usado como ferramenta de venda no Canadá da mesma forma quanto no Brasil?

E obviamente, parabéns a todas as mães!

00:0000:00

PoDeixar 128 - Celular e a cultura do imediatismo

March 14, 2016

Se me perguntassem qual o maior símbolo da inclusão digital do mundo eu diria sem sombra de dúvidas que é o celular, mais especificamente o smartphone. Nos dias de hoje, as pessoas têm em suas mãos máquinas com o poder de processamento 32.600 maior do que o computador que mandou o homem à lua. E nada poderia mais nobre de nossa parte do que utilizar todo esse poder da melhor forma possível: matando porcos com passarinhos e tirando fotos do que estamos comendo.

Parece contraditório que em uma sociedade onde a tecnologia avançou a tal ponto que temos ao nosso alcance o conhecimento acumulado nos milhares de anos de história da humanidade literalmente às nossas mãos de forma barata e praticamente instantânea, a principal utilização dessa tecnologia seja compartilhar fotos de bichinhos ou bebês, ou ainda a velha pornografia, que continua a mesma e só trocou as folhas das revistas para telas e 6 e 9 polegadas.

Pra discutir o impacto do uso dos telefones celulares e o quanto nos tornamos escravos dessa tecnologia e nem mesmo pelas melhores razões, Japa e Berg recebem no programa desta semana os convidados Idevan Gonçalves, bacharel em ciência da computação pela UFPE, analista funcional pelo Governo de Québec com mais de 10 de experiência na área; Márcio Jo, engenheiro eletrônico pelo CEFET-PR e responsável pela implantação de diversos pontos de rede telefonia móvel no Brasil; e Marcelo Trautman, engenheiro mecânico pela UFBA, MBA e com mais de 17 anos em experiência nos segmentos de manufatura industrial. 

Segura esse telefone na mão, coloca o fone que tá começando o PoDeixar 128!

00:0000:00

PoDeixar 127 - Criando os filhos no Canadá

February 22, 2016
Como criar os filhos no Canadá é uma dúvida que atinge a maioria senão todos os pais e mães que decidem sair do Brasil e vir morar no Grande Norte.

Resolvemos fazer este programa especial com SEIS mães e pais das mais diversas realidades familiares. O que é vir com filhos pequenos, adolescentes e pré-adolescentes? Se seus filhos nasceram no Brasil ou no Canadá faz diferença? E o que é ser casado com um canadense e ter seus filhos criados aqui?

Acompanhamento na escola, disciplina, como equilibrar os valores da sociedade canadense com os valores que aprendemos no Brasil, alimentação, recompensas e muitos outros assuntos sobre como criar os filhos no Canadá você confere no PoDeixar 127 que começa agora!

http://www.canadaagora.com/podeixar/podeixar-127-criando-os-filhos-no-canada.html
00:0000:00

PoDeixar 126 - Uber no Canadá, Walmart cobrando por sacolas e muita neve nos EUA

February 8, 2016

Empresas como Uber, AirBnb e Netflix tem alterado modelos de negócio tradicionais e desbancado empresas que imaginávamos que fossem existir para sempre. Quem não lembra de ir na locadora reservar aquele filme que tinha perdido de assistir no cinema? Ou então de viajar e sonhar em se hospedar em um Hilton. Mas a concorrência e o maior esclarescimento de clientes cada vez mais engajados e exigentes criou um novo desafio que acaba não sendo devidamente suprido: o respeito. Cansados de serem feitos de idiotas e de serem maltratados, os consumidores deixam de lado marcas famosas e grandes cadeias para dar sua atenção a quem os escuta, simplifica suas vidas e compartilha dos seus valores.

No programa desta semana recebemos a presença de Amanda Pelosi, a Mandy do Blog Mandy e Mais. Brasileira, psicólogia, vegana assumida: esses são só alguns dos adjetivos que descrevem essa baiana de 27 anos que é uma grande colaboradora de brasileiros que buscam morar no Canadá. Além do site, Mandy tem também um canal YouTube onde publica todas as semanas vídeos muito interessantes para quem quer saber mais sobre a vida no Canadá.

Tão ilustre quanto ela é nosso segundo convidado: Ygor Thomaz é marido e grande companheiro de Mandy, sempre escondido atrás das câmeras. Trabalhando na área de tecnologia e com mais de 15 anos de experiência em administração de sistemas e desenvolvimento, Ygor é também coordenador das listas de discussão BrazilCanadaIT e do grupo do Facebook de mesmo nome que já conta com quase 2.300 profissionais de tecnologia que residem ou pretendem residir no Canadá.

00:0000:00

PoDeixar 125 - Tiros em La Loche, Bilinguismo no Canadá e o Preço da Honestidade

February 1, 2016

Antes de falar sobre tiros, bilinguismo no Canadá e honestidade, a gente quer agradecer muitíssimo a todos vocês que nos escrevera, mandaram mensagens, comentaram, sugeriram temas e conversaram com a genta pelas redes sociais e até mesmo pessoalmente. Vocês são a prova de que vale continuar fazendo este trabalho! Mas não deixem de escrever e compartilhar o programa com seus amigos porque o ano está só começando e a gente conta com vocês!

Estreamos nesta semana um novo formato de programa onde trazemos pra você temas atuais que estão sendo discutidos no Canadá e no Mundo e que muito tem a ver com a realidade que vivemos.

Pra inaugurar esse novo quadro temos a honra da participação de Rafael Scapin, físico, Ph.D em física computacional, professor e coordenador do curso de tecnologia educacional no Dawson College, em Montréal.

http://www.canadaagora.com/artigos/podeixar-125-tiros-em-la-loche-bilinguismo-no-canada-e-o-preco-da-honestidade.html

00:0000:00

#124 Nós Voltamos!

January 18, 2016

Depois de 9 meses afastados por uma dezena de imprevistos, tomamos vergonha na cara e viemos dar satisfação a todos que nos seguem. Sim, queridos ouvintes! Nós voltamos e estamos com a corda toda! Antes de você pular pro programa propriamente dito, queremos agradecer a todos aqueles que estiveram nos incentivando durante nossa ausência e dizer que sem vocês nada disto valeria a pena!

Este programa faz um pequeno retrospecto dos últimos anos e apresenta algumas das mudanças que temos programadas para os próximos episódios. Além disso, fique ligado porque dentro de poucos dias muita coisa vai mudar ainda!

00:0000:00

#4.02 Primavera: Tempo de Faxina

April 28, 2015

Junto com o gelo derretendo, as plantas crescendo e as roupas ficando cada vez mais leves e mais curtas chega também a época de fazer a faxina da casa, tirar o cheiro de mofo de dentro e se respirar o ar limpo.

Neste programa Berg, Japa, Paty, Fran e Elo discutem o que vem por trás da tão esperada temporada das flores. Os pneus de verão, o cuidado com os jardins, as alergias ao pólen, as roupas da estação e ainda trocam experiências sobre como cada um se prepara para esta estação.

E se preferir, aproveite para assistir ao hangout que deu origem a este programa!

00:0000:00